quinta-feira, 16 de julho de 2009

De Alma Lavada

No fim de semana andava um pouco triste, porque todos os meus amigos aqui no Brasil iam viajar ou para a casa deles, (pois muitos não são de Itajaí), ou para outros lugares. No entanto,uma vez que tenho que ficar a acompanhar o meu projecto, não podia sair e ficar fora muitos dias.
Pensava que seria mais uma semana de trabalho normal, quando de repente me lembrei que a Ana (a portuguesa) ia viajar sozinha para a Foz do Iguaçu (que fica perto da Argentina e Paraguai), como a viagem dela ia durar apenas 3 dias falei com o Renato que prontamente aceitou.
Nesta minha fase pelo Brasil precisava mesmo de espairecer, de conhecer lugares novos, pessoas novas, sentir novos cheiros , viver novas emoções e voltar para casa de ALMA LAVADA e com vontade de trabalhar.
A viagem começou no domingo às 18horas, esperava-me um percurso de 14 horas de autocarro até à Foz do Iguaçu e o meu medo de não ter nada que fazer foi felizmente ultrapassado, uma vez que dormi 12 horas seguidas.

Mãe como te prometi, não frequentei lugares com muita gente (como é um terminal rodoviário) e fiquei 1 hora ao frio à espera da Ana, prontinho para apanhar uma grande pneumonia, mas nunca a Gripe A.

Passar a noite num autocarro e acordar sem lugar para lavar os dentes, implica utilizar as casas de banho da rodoviária.

Chegados ao destino fomos procurar um Hostel que nos tinham informado anteriormente, onde dormimos por 8 euros com café da manhã. Além disso o ambiente dentro deste Hostel era fantástico, onde pessoas do mundo Inteiro conviviam e contavam varias peripécias que tinham passado ao longo das suas viagens.
Depois de deixarmos as nossas coisas fomos para o Paraguai onde aproveitamos para passear um pouco pelas ruas (feias, sujas e mal cheirosas), conversar com algumas pessoas e negociar uma maquina fotográfica que a Ana queria.

Republica do Paraguai (em guarani, Tetã Paraguái)

Ilegal, disfarçadamente ilegal.

O trânsito caótico do Paraguai

Ilegais x Legal



De volta ao Brasil fomos conhecer a central hidroeléctrica (Itaipu Binacional) que produz mais energia no mundo, esta fica no Rio Paraná, pertence ao Brasil e Paraguai e nela trabalham em conjunto brasileiros e paraguaios (em mesmo número).

Neste dia como tinham água a mais tiveram que libertar o excedente :) (bom para fotografar)!

Algures entre o Brasil (esquerda) e o Paraguai (direita)

Super Heróis (de capacete, não vá o diabo tecê-las)

Purple style (Luis (paraguaio) x Renato (brasileiro))
Trio maravilha

A noite foi passada em convívio com dois portugueses, um americano e uma holandesa que conhecemos no Hostel e, durante várias horas contaram-se estórias, ficamos a conhecer melhor as viagens que cada um tinha feito e quais os próximos planos.

Esta foto não precisa de legenda pois a cara de cada um denuncia a sua nacionalidade.

No dia seguinte esperavam-nos as cataras do Iguaçu, que preferimos visitar pelo lado Argentino, (feliz sugestão dada pelos tugas que conhecemos). Desta vez contamos com a companhia de 3 brasileiros e 3 suíços, todos muito simpáticos e com os quais, mais tarde trocamos contactos.
O dia foi passado entre massas de água gigantes e, por muito que eu tente transcrever o que senti ou tente exprimir a sensação de lá estar, apenas quem visitou esta maravilha da Natureza consegue entender.
Naquele lugar sentimo-nos frágeis, pequenos, indefesos, a água a molhar-nos o rosto traz sorrisos e felicidade. Eu olhava para a cara do Renato e não sabia o que dizer, era sem dúvida uma experiência única que nunca vou esquecer.
A força da Natureza é sem dúvida enorme mas a sua beleza é tão perfeita e delicada que só coisas boas me podiam passar pela cabeça e uma sensação de bem estar invadia o meu corpo. Estava sem dúvida com as “pilhas carregadas”, com a ALMA LAVADA e pronto para regressar ao meu trabalho com um grande sorriso na cara.

As próximas fotografias não têm legenda, não por preguiça, mas porque não existem palavras capazes de expressar esta beleza natural, além disso uma imagem vale mais de mil palavras.





Musica que acompanha este post: Rise - Eddie Vedder

Such is the way of the world
You can never know
Just where to put all your faith
And how will it grow

Gonna rise up
Bringing back holes and dark memories
Gonna rise up
Turning mistakes into gold

Such is the passage of time
Too fast to fold
And suddenly swallowed by signs
Low and behold

Gonna rise up
Find my direction magnetically
Gonna rise up
Throw down my haste in the road


5 comentários:

  1. Luisinho!!
    Foz de Iguaçu foi um dos sítios mais bonitos que já vi na vida!
    E adorei a reportagem detalhada. Eu também estou a precisas espairecer, mas não há por aqui esse beleza natural, só franceses de meia branca esticadinha por cima das calças... (nhac)
    Um beijinho, tudo de bom
    e mais viagens dessas!

    ResponderEliminar
  2. luissssss
    meus que lugares lindos ... amei as fotos , amei mesmo um dia iainda vo ai uahuahuahuaa

    ResponderEliminar
  3. Puto!!!

    Alta trip, gostava tanto de ir com vcs!
    Os videos são loucos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Mesmo longe, consegues escutar-me!
    Não deixes que nenhuma gripe A,B,C,D...interrompa as tuas novas vivências. Sê cuidadoso para que todos os teus sonhos se possam ir concretizando!
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Brutalis mesmo :)

    Estou agora "trancado" na minha ilha por um mês, o clima esta ... como sempre expectacular, mas era capaz de trocar por uma visita ai a um lugar como esse !

    Grande Abraço Luís

    ResponderEliminar