quarta-feira, 29 de julho de 2009

Tenho um brinquedo novo!



...parecia uma criança que tinha recebido um novo presente, estava mortinho para o experimentar... nem que fosse na piscina ... só para fazer um teste!
Afinal de contas não é todos os dias que se recebe uma prenda que custa uns 500 euros ;) (1500 reais).
Mas vou explicar desde o inicio para que percebam melhor este meu novo brinquedo.
Para ter dados de corrente do mar numa área é necessário rebocar um aparelho (ADCP, já aqui anteriormente apresentado), que vai preso a uma corda numa lancha.
No entanto para rebocar o aparelho e para que este nunca saia da água foi preciso construir um catamarã em miniatura que serve apenas para o transportar e fazer com que a influência das ondas e da corrente do barco não o deixe em contacto com o ar (o que estragaria os dados).
Assim é efectuado um trajecto, normalmente uma malha quadrada, que cobre toda a área a ser estudada os dados são visualizados em tempo real e armazenados num computador.
Cada flutuador foi construído à escala do navio veleiro da marinha brasileira o Cisne Branco, no meio tem apenas uma estrutura de metal onde vai fixo o ADCP.


Curiosidades:
1 -se não fosse este catamarã seria furada uma prancha de bodyboard e o aparelho iria no meio a flutuar. Obviamente não se devem furar objectos sagrados e este método artesanal ainda me coloca algumas dúvidas, apesar de já ter sido utilizado.

2- Claro que o meu sonho era ter um catamarã como tinha o meu tio Zé. Bons tempos passei quando era (+) criança e brincava na albufeira em Rio Caldo sonhado um dia velejar um grande catamarã mas como ainda não sei, fico-me por esta miniatura.

O oceanógrafo (de piscina) e o catamarã com o adcp (a amarelo).
A brincar com 500 euros.

Outra perspectiva.

Verificando o funcionamento do aparelho.
Navio veleiro da marinha brasileira, o Cisne Branco.



Música que acompanha o post: Constellations - Jack Johnson

1 comentário:

  1. Meu amigo... acho esses três miudos que ai estão sonham com esse Catamaram e com os dias que passamos a velejar nessa albufeira.
    Quanto à fotografia esta' preciosa, como te tinha dito!!!

    Um beijinho*

    ResponderEliminar