quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

10 razões para fazer intercâmbio em Aveiro!

Esta foi possivelmente a minha última semana como estudante da Universidade de Aveiro. Foram sem dúvida 6 anos fascinantes de descoberta, novas vivências, partilha e de muitas emoções.
Assim, durante este dois dias, fiz algumas fotografias a acontecimentos do dia a dia que transformam esta universidade muito especial para mim, e na minha opinião para todos aqueles que quiserem vir de outros países aqui estudar.
Desta forma ficam aqui 10 motivos para virem estudar para Aveiro, para nos (a mim e ao Renato) visitarem ou divertirem-se um pouco.

1- Facilidade em viajar

A viagem de trem do Porto para Aveiro

Aqui em Portugal e na Europa em geral existem muitas formas de viajar e bem baratas, além disso o "velho continente" concentra muitos países cheios de história e cultura. Aqui podem viajar de avião entres os vários países por apenas 30 reais (ida e volta) e acreditem que o que não falta são lugares para visitar.

2- A cidade de Aveiro

Aveiro
Canais da Ria de Aveiro
Parque para praticar desporto (esporte), passear e namorar!

Aveiro, é uma cidade da região centro de Portugal, com apróximadamente 75 mil habitantes. É uma cidade dinâmica de média dimensão (para Portugal... pequena para o Brasil),que oferece muito daquilo que caracteriza as grandes cidades, mas sem que isso implique caos urbanístico ou afecte a qualidade de vida. É uma cidade tranquila, com muita beleza natural, com um grande espírito académico.
Aveiro é hoje igualmente uma cidade de comércio e serviços, bem como um centro de cultura e lazer inserida numa região de grande desenvolvimento industrial. A Ria de Aveiro e as salinas, os canais da Ria tornam a cidade conhecida como a “Veneza de Portugal”, as extensas praias a poucos minutos da cidade e os inúmeros espaços verdes são marcos de uma cidade jovem e dinâmica com muito para oferecer a quem visita.

3-A Universidade de Aveiro
Universidade de Aveiro

Biblioteca


A Universidade de Aveiro é, na minha opinião, a universidade mais bonita do país. Completamente integrada na natureza, com belas paisagens em todo o campus universitário é frequentada por 13000 alunos. Tem cursos de graduação e pós graduação inserindo-se no grupo da frente no que diz respeito à qualidade das infra-estruturas que oferece, à qualidade da sua investigação e à excelência do seu corpo docente. A Universidade de Aveiro tem 850 estudantes de todo o mundo a estudarem nos diferentes cursos, a maior parte deles são brasileiros e espanhóis (imaginem as festas de intercambistas ;)).

4- A alimentação
Um pf no restaurante universitário (preço 6.5 reais)

É verdade que aqui não vão comer 3 carboidratos a cada refeição, não existe açaí e pizza de frango catupiry também não faz parte do cardápio. No entanto imaginem poder comer bom peixe (bacalhau por ex) sempre que quiserem, e terem refeições próprias para vegetarianos (BOB ias estar em grande aqui). Isto para além de todos os pratos de carne que existem...

5- Cultura
Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro

Apesar da cidade não ser muito grande, ela tem teatro, cinema, shows e muita cultura a invadir a cidade e a Universidade. Desta forma mesmo que não procurem, a cultura vai ter com vocês onde estiverem.

6- Festas
Mais uma grande festa na Universidade!


Sair à noite aqui em Portugal custa... nada mais nada menos do que 0.000 reais, na maioria das baladas de estudantes. A cerveja tem o preço de 1 euro ( agora 2.5 reais). Além disso a cerveja tem mais álcool e o vinho é muuuuuito mais barato (e bom).

7-Ondas
Estas são as condições que tenho surfado desde que cheguei a Portugal

Para todos os amantes de ondas esta é a cidade perfeita para surfar. Numa costa que recebe ondulações 365 dias por ano vão ser raros os dias que cheguem à praia e não tenha ondas, podendo mesmo acontecer de não surfarem tanto pq o mar está grande demais (venham os BIG riders do Brasil que eu quero ver encarar 2 metros das praias daqui sem canal).

8-BUGA
BUGA!

A BUGA é a abraviatura da Bicicleta de Utilização Gratuíta de Aveiro. São bicicletas que estão disponiveis para andarem pelas ciclovias da cidade sem nenhum custo e que podem levar para a Universidade.

9 e 10- Os amigos


Estes são os dois maiores motivos que têm para virem a Aveiro e a Portugal (Eu e o Renato). Dois amigos que vão estar disponíveis de braços abertos para vos acolher e vos fazer sentir tão bem como nos sentimos aí no Brasil.

Ps: Muitas mais coisas ficaram por falar... resta-vos falarem com a coordenadora dos assuntos internacionais e venham conhecer Aveiro e Portugal.

Mais informações sobre a Universidade de Aveiro em www.ua.pt

13 comentários:

  1. Eu bem queria!!
    Nostalgia total nos ultimos dias. VOntade de voltar prai!

    Ficamos eu e o Renato esperando voltares à sala de video conferência pra dar um tchauzinho e nada...hahah

    saudades
    beijinhos

    Paula

    ResponderEliminar
  2. mas tu agora escreves por mim é??? aiii eu não vou receber ninguém de braços abertos... que isto de convidar brasileiros é preciso ter cuidado... ainda aparecem uns 100 por aí para se instalarem e depois eu quero ver onde os vamos albergar!! ahahahahahah

    agora fora de brincadeiras... subscrevo tudo o que o luís disse e acrescento a quantidade de pastelarias (padarias) existentes a cada canto da cidade e o RAMONA, possivelmente o melhor hamburguer do mundo e arredores (ai que saudades dessas 10mil calorias)!:P

    ResponderEliminar
  3. Instigante..
    quem sabe um dia... ;)

    Saudades
    beijo grande

    Rebeca

    ResponderEliminar
  4. Renato não quero ser mauzinho nem destruir a tua vida... mas o Ramona já não é o mesmo... aquele aspecto sujo, gorduroso e de tasco já acabou :(!
    Agora é super moderno, com empregados simpaticos :(, sem grande oleosidade :(, o espaço foi completamente remodelado e imagina lá tu é cheio de cores ( os aspecto de tasco sumiu)! Felizmente a essência do hamburguer ainda continua a mesma... apesar de já não ter tanto aquele misticismo.
    Nunca mais ninguém vai comer o verdadeiro hamburgue à RAMONA. :(

    ResponderEliminar
  5. desde quando é que Aveiro é uma cidade situada na região centro do País???
    ai ai ai

    ResponderEliminar
  6. Oi sou Ana e gostaria muito de contar com voces, quero fazer um intercambio em Lisboa , e nao sei como fazer isso, gostaria de mais informações, pois preciso e nao sei como fazer para obter isso. Podem mim ajudar por favor?
    Ana
    Ceara - Brasil
    Meu email é: anasarab@gmail.com







    anasara

    ResponderEliminar
  7. Oi! tudo bom?
    Amei teu post, e estou querendo ir JUSTAMENTE estudar na Universidade de Aveiro, e estudo na Universidade Federal de Pernambuco-Brasil.
    Eu gostaria de mais informações, tem como contactar-me?
    Aqui está meu e-mail: brunna.cmf.gomes@gmail.com
    Valeeeu =D
    beeeijo

    ResponderEliminar
  8. olá..sou Rayner..
    estudante na UFT
    e estou descendo pra Aveiro em Janeiro..
    pra fazer um intercambio de 1 Ano..
    acho que vai ser uma experiência surpreendente,
    sem noção..muito bom...

    e vc..ainda está por ai!!
    manda noticias..ai!!
    PRAZER EM Tc com VC!!

    ResponderEliminar
  9. Oi, Luís. Sou estudante de geologia na Federal do Ceará e estou super interessada em fazer um intercâmbio em Aveiro. Tenho um amigo que estuda na Universidade de Aveiro e que está fazendo intercâmbio aqui no Brasil, ele até está me tirando umas dúvidas. Mas, acho que se puder falar com alguém que está na fonte mesmo facilitaria bastante. Tenho dúvidas com relação a valores ($), custo de vida e tal. Pois, estou tentando conseguir um PAItrocínio e pra isso tenho que apresentar a planilha de custos desse intercâmbio. Hahaha. Se você e o seu amigo Renato poderem me ajudar eu ficarei super grata :DD

    ResponderEliminar
  10. oi juliana:) por mero acaso passei por aqui. se ainda quiseres alguma informação sobre a UA envia-me o email: rpsm@ua.pt ;) fica mais fácil para tirar as dúvidas todas. :)

    ResponderEliminar
  11. Olá! Sei que esse post é antigo, mas ainda tenho esperanças que me respondam... :)
    Vou pra a UA em setembro e estou perdidíssima! Não conheço ninguém aí. Estou procurando alojamento ainda.
    E preciso de dicas!
    Abraços!
    Melina

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Me inscrevi para o intercâmbio juntamente com uma amiga, mas estamos não temos o retorno da Universidade para saber das isenções e a carta de aceitação!
    Eles costumam não responder?
    Porque ainda temos que tirar o visto e as aulas começam dia 2 de Fev.
    Como foi tirar o visto?

    E sobre o alojamento... como funciona?



    Obrigadinha - Janieri e Thamires

    ResponderEliminar